Secretaria Municipal de Educação realiza Audiência Pública sobre a nucleação das escolas de campo

16/01/2018 20:01:00    Fonte: SEMUCCE

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de hoje (16) uma audiência pública no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Massaranduba sobre o projeto de nucleação das escolas da zona rural proposto pela entidade.

A audiência contou com a participação de pais e responsáveis por alunos, ministério público, vereadores, representantes do SINTAB e do Sindicato Rural, além de representantes da sociedade civil organizada. Na oportunidade, foram ouvidos pais e representantes de diferentes comunidades rurais, além de diversas autoridades, a exemplo do prefeito Paulo Oliveira, da Secretária de Educação Josilene Silva e do Promotor de Justiça de Defesa dos Direitos da Educação, Dr. Alcides Leite.

A nucleação de escolas tem como objetivo principal a melhoria da qualidade do ensino oferecido, levando em conta os direitos básicos dos alunos, no escopo de suplementar ações que o qualifiquem para a vida social e profissional.

A organização do ensino, em escolas-núcleo, reduzindo gradativamente as escolas multisseriadas, representa um importante avanço na qualidade do ensino no município, haja vista que as escolas multisseriadas comprometem demasiadamente a qualidade do ensino bem como contribuem para o desgaste e desmotivação dos professores, devido as dificuldades destes terem que lecionar para vários alunos, de idades diferentes, no mesmo local e no mesmo horário, o que gera um verdadeiro caos na educação municipal.

A nucleação viabiliza-se por meio do uso do transporte escolar e deslocamento de alunos de suas comunidades para escolas com maior população, onde estes são reunidos em classes de acordo com sua faixa etária.

Registre-se que nos diálogos com pais de alunos, bem como nas diversas reuniões realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, ficou claro que a maior preocupação de todos é com a qualidade do ensino que será ofertado aos seus filhos.

Confira: https://www.facebook.com/PMMassarandubaOficial/photos/a.247927538965149.1073741828.247860812305155/394171561007412/?type=3&theater

Palavras-Chave: audiencia; educação; escolas

Última atualização: 19/12/2018 04:36