Secretaria de Transportes

Competências:

- Promover políticas públicas de desenvolvimento da mobilidade e acessibilidade de pedestres, ciclistas, idosos, gestantes, pessoas com deficiências física ou visual, temporária ou definitiva, motociclistas, automóveis, veículos de tração animal, e de transporte público;

Implementar ações que visem ampliar a liberdade de locomoção das pessoas, de modo a assegurar o efetivo direito de ir e vir;

Formular, acompanhar e executar políticas públicas municipais que privilegiem o transporte público de passageiros.

Planejar e implantar medidas para redução da circulação de veículos, adequação dos locais de estacionamento e reorientação do tráfego, com o objetivo de dar maior fluidez ao tráfego da cidade e diminuir a emissão de poluentes;

Vistoriar os veículos que necessitem de autorização especial para transitar, além de estabelecer requisitos técnicos de circulação e trânsito para os mesmos;

Definir e gerenciar, no âmbito do Município, os locais de paradas de ônibus municipais e intermunicipais;

Regulamentar os serviços de táxi e de transportes alternativos, no âmbito do Município, de modo a melhor atender ao interesse público, podendo realizar parcerias com a iniciativa privada, no que tange ao gerenciamento dos espaços públicos para essas atividades;

Estimular o aprimoramento técnico, humano e gerencial das empresas operadoras do Sistema de Transportes Públicos de Passageiros, prestando- lhes assistência na capacitação de mão- de- obra para o transporte público de passageiros;

Promover a fiscalização do trânsito, autuando e aplicando as penalidades infracionais legalmente previstas;

Estabelecer as diretrizes de trânsito, em conjunto com os demais órgãos de trânsito;

Implantar, manter e operar o sistema de sinalização.

Coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas, assim como desenvolver programas e projetos destinados a contribuir para o pronto atendimento das vítimas de acidentes de trânsito e a rápida desobstrução da via interrompida pelo acidente;

 - Atender aos interesses dos munícipes nos assuntos relativos ao sistema viário;

Manter relações públicas e de contato com os demais secretarias;

Planejar, coordenar, executar e controlar a manutenção de todos os veículos máquinas e equipamentos da Prefeitura;

Superintender a administração do pessoal lotado no órgão e a administração do material utilizado ou à disposição da Secretaria;

Prestar atendimento às atividades de defesa civil;

Desincumbir-se de outras tarefas ou atividades necessárias para o cumprimento de suas atribuições;

Organizar e operar o cadastro dos veículos pertencentes ao Município;

Exercer outras atividades correlatas às suas competências principais.


Secretária: Jasiel Alves

E-mail: transportes@massaranduba.pb.gov.br 

Endereço: Rua João Soares da Luz, s/n, Centro

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 7h às 13h

Prefeitura de Massaranduba

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.