O Governo Municipal de Massaranduba publicou, na última sexta-feira (24), o Decreto nº 121/2025, que declara situação de emergência no município devido aos efeitos da estiagem. A medida tem como objetivo garantir que os moradores da zona rural continuem sendo atendidos pela Operação Carro-Pipa, executada pelo Exército Brasileiro.
De acordo com informações da Defesa Civil Municipal, cerca de 800 pessoas são beneficiadas pelo serviço de abastecimento em diversas comunidades rurais. Executada pelo Exército, a Operação Carro-Pipa é fundamental para os moradores da zona rural massarandubense, uma vez que existem localidades onde a água da Cagepa não chega para a população, que só tem acesso à água potável através desta iniciativa do governo municipal.
O decreto, que tem validade de 180 dias, foi fundamentado em dados técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) e do Monitor de Secas do Brasil, que apontam a baixa incidência de chuvas, o aumento das temperaturas e a redução dos volumes armazenados em mananciais como fatores que agravam a situação hídrica na região.
Com a medida, o município está autorizado a mobilizar órgãos municipais, firmar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas, além de implantar planos de abastecimento e racionamento de água quando necessário. A Operação Carro-Pipa continuará sendo uma das principais estratégias para garantir o acesso à água potável nas comunidades rurais.