A Secretaria Municipal da Agricultura, coordenada pela secretaria Ana Paula, dará início, na próxima segunda-feira, 21 de outubro, ao cadastro dos agricultores familiares interessados em participar do Programa Garantia-Safra 2024/2025.
O programa, destinado a pequenos agricultores que produzem feijão, milho, mandioca, algodão e arroz, tem como objetivo compensar eventuais prejuízos causados por pragas, estiagem prolongada ou excesso de chuvas.
Dentre os pré-requisitos para a solicitação do benefício, está o tamanho da área rural plantada que, segundo as regras para acesso ao programa, deve medir entre 0,6 a 5 hectares.
O pagamento do auxílio será feito no mês de fevereiro de 2025, após a homologação dos quatro órgãos fiscalizadores (EMPAER, STR, CMDRS e Secretaria de Agricultura), e cada beneficiário deve receber R$1.200,00, em parcela única.
No ato da inscrição, os interessados devem apresentar os seguintes documentos originais: RG e CPF de todos os familiares, bem como, a DAP atualizada ou o CAF; o CAR ou o ITR; além de disponibilizar um número telefônico para contato.
Para facilitar o acesso dos agricultores familiares à inscrição do programa, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Social (CMDRS), presidido pela agrecóloga Luana Rego, elaborou um cronograma itinerante de cadastramento, a ser feito nas associações rurais do município.
Confira o cronograma:
Horário:
Sempre às 8h30
Locais:
21/10 - Várzea Grande e Barro Vermelho
22/10 - São Miguel I e II
23/10 - Chupadouro e Gameleira
24/10 - Cardoso de Baixo e adjacências
25/10 - Cachoeira de pedra d’água e salgadão
28/10 - Sitio Tigre
29/10 - Cafula II e III / Barreto
30/10 - Gravata / Chã do Marinho
31/10 - Caiana e Imbiras
04/11 - Aningas e Nicolândia
05/11 - Sítio Jacú