As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Massaranduba, Inês Rodrigues (centro), Marcelino (baixada) Aderbal Gomes ( Sítio Nicolândia e UBS Cachoeira do Gama (centro) estão todas as segundas-feiras com atendimento de demanda urgente para a população.
O serviço tem como objetivo ampliar a acessibilidade e garantir mais agilidade no cuidado com a saúde, atendendo às necessidades imediatas dos usuários. Entre as situações contempladas estão sinais de infecções de vias aéreas superiores, como coriza, tosse e febre baixa; sintomas de gastroenterite aguda, como diarreia, vômitos e dor abdominal; queixas relacionadas a infecção do trato urinário, como ardor, urgência para urinar e febre; além de sintomas de enxaqueca, como dor de cabeça, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz. Casos de lombalgia, caracterizados por dor intensa na coluna, com ou sem irradiação para membros inferiores, também podem ser avaliados.
Além dos programas prioritários de pré-natal, Hiperdia e puericultura, os médicos também estão disponíveis para acolher queixas do cotidiano, ampliando a cobertura assistencial.